Dor Orofacial e DTM

dor-orofacial-interna-odontologia-avancada

A dor orofacial é a especialidade da odontologia que trata os pacientes que apresentam dor na região da cabeça e pescoço. Inclui condições dolorosas tais como: Odontalgias (dor de dente), cefaléias (dores de cabeça), cervicalgias (dores no pescoço), sinusite maxilar, neuralgias (neuralgia do trigêmeo, do glossofaríngeo), dores da articulação temporomandibular (ATM) e dores dos músculos da mastigação.

A Disfunção Temporomandibular (DTM), é um conjunto de alterações que acometem a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos mastigatórios. Apresenta como principais sintomas, limitação da abertura bucal, estalos na ATM e dores nas articulações. Os pacientes podem ainda apresentar desvios na abertura da boca, luxação (travamento de boca aberta), alterações na oclusão (mordida) e dor referida para a face, cabeça, pescoço e ouvido.

Outro aspecto importante, é que algumas alterações do sono, assim como o bruxismo, podem ter relação com a DTM (disfunção temporomandibular). Os profissionais da Odontologia Avançada trabalham com o que chamamos hoje de “Odontologia do Sono”. Em casos de ronco e apnéia leve ou moderada são utilizados aparelhos intra-orais, com excelentes resultados clínicos e melhoras significativas do quadro geral do paciente, como hipertensão arterial.

Deixe um comentário